"Consultas do Serviço Real"

Description level
Series Series
Reference code
PT/AHU/CU/029
Title type
Formal
Date range
1615 Date is certain to 1643 Date is certain
Dimension and support
9 livros; papel
Scope and content
São livros de registo de consultas do serviço real sobre matérias do interesse da coroa sobre as quais o monarca, através de cartas régias ou decretos, ordenava aos tribunais ou conselhos se consultassem, ou que estes representavam/consultavam ao soberano resolvesse determinado assunto do Estado, , entre os quais a nomeação de oficiais.
Documental tradition
Registo
Documental typology
Consultas
Arrangement
Tipológica e cronológica
Physical location
AHU_CU_CONSULTAS DO SERVIÇO REAL
Original numbering
Consultas do Serviço Real 1 a 4
Language of the material
português
Physical characteristics and technical requirements
Encadernação inteira a carneira, com decoração por ferros a seco, as pastas têm as armas reais, a esfera armilar e a cruz de Cristo. Os rótulos em papel, com o número, título ou conteúdo e as datas extremas do livro.

Os livros estão em mau estado e incompletos.
Other finding aid
FITZLER, M. A. Hedwig, ENNES, Ernesto, A secção ultramarina da Biblioteca Nacional, inventários: I - Códices do Extinto Conselho Ultramarino, est. not. M. A. Hedwig Fitzler, II - Códices vindos de Moçambique por iniciativa de António Ennes, III - Códices do Arquivo da Marinha, publ., anot. e pref. Ernesto Ennes, Lisboa, Biblioteca Nacional, 1928; MARTINHEIRA, José Sintra, Catálogo dos códices do fundo do Conselho Ultramarino relativos ao Brasil existentes no Arquivo Histórico Ultramarino, Rio de Janeiro, Real Gabinete Português de Leitura; Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.
Location of originals
AHU
Alternative form available
Cópias microfilmadas AHU e Biblioteca Nacional do Brasil, mfs. 132, 133, 134, 220, 221, 236
Notes
Apresentam-se os sumários das consultas do serviço real transcritos e publicados nos Anais da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, 1939, vol. LVIII, nomeadamente os códices 35, 37, 42 e 43, sob o título indiscriminado de códices do Conselho da Fazenda. As datas, no geral, reportam-se às datas extremas dos livros e não das consultas per si. Os restantes códices de consultas do serviço real, 1192, 31, 476, 504 e 30, foram transcritos pelo AHU e apresentam as datas completas da consulta e a da resolução. Os livros têm numeração antiga ou original descontínua, e em certos casos desconhecida. Dada a existência nestes códices de alguns registos de consultas de partes, pensamos que a numeração antiga contava, até cerca de 1635, com os livros de consultas do serviço real e com os de consultas de partes. Mais tarde, com a criação do Conselho Ultramarino, em 1643, inicia-se a série de consultas mistas, isto é, registaram-se no mesmo livro consultas do serviço real e consultas de partes, sendo que estas últimas resultavam também da iniciativa régia por conterem matéria do interesse da coroa além do das partes, como a nomeação e proposição de sujeitos para cargos, dignidades e ofícios no ultramar. Alguns destes livros estão em mau estado e incompletos.
Creation date
29/04/2016 13:41:47
Last modification
11/10/2018 13:02:42