"Consultas Mistas"

Description level
Series Series
Reference code
PT/AHU/CU/031
Title type
Formal
Date range
1643 Date is certain to 1833 Date is certain
Dimension and support
17 livros; papel
Scope and content
São livros de registo de consultas mistas, como as consultas do serviço real, sobre matérias do interesse da coroa e do interesse dos súbditos ou das partes. Estas consultas são, por princípio, da iniciativa do soberano que, através de uma ordem, normalmente um decreto, ordena se faça consulta sobre a qual dá resolução.

As consultas mistas, ou místicas, continuaram as do serviço real do Conselho da Fazenda. Nas consultas mistas, como nas do serviço real, as relativas ao interesse das partes referem-se à escolha ou concurso para nomeação de indivíduos para cargos, ofícios e postos militares. O sumário das matérias é dividido em duas partes, a saber: "Sobre o que S. Magde ordena (..)", e "Informação de sugeitos para", "Nomeação para", ou "Oposição de sugeitos para".

Livros com numeração original 1 a 17.

Documental tradition
Registo
Documental typology
Consultas
Arrangement
Tipológica e cronológica
Physical location
AHU_CU_CONSULTAS MISTAS
Original numbering
Consultas Mistas 1 a 17
Language of the material
português
Physical characteristics and technical requirements
Encadernação inteira a carneira, com decoração por ferros a seco, as pastas têm as armas reais, a esfera armilar e a cruz de Cristo. Os rótulos em papel, com o número, título ou conteúdo e as datas extremas do livro.

Os livros estão no geral em bom estado, com alguns casos de encadernação danificada e cadernos e folhas em mau estado devido à tinta ferrogálica.
Other finding aid
FITZLER, M. A. Hedwig, ENNES, Ernesto, A secção ultramarina da Biblioteca Nacional, inventários: I - Códices do Extinto Conselho Ultramarino, est. not. M. A. Hedwig Fitzler, II - Códices vindos de Moçambique por iniciativa de António Ennes, III - Códices do Arquivo da Marinha, publ., anot. e pref. Ernesto Ennes, Lisboa, Biblioteca Nacional, 1928; MARTINHEIRA, José Sintra, Catálogo dos códices do fundo do Conselho Ultramarino relativos ao Brasil existentes no Arquivo Histórico Ultramarino, Rio de Janeiro, Real Gabinete Português de Leitura; Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.
Location of originals
AHU
Alternative form available
Cópias microfilmadas AHU e Biblioteca Nacional do Brasil, mfs. 94 a 105.
Notes
Apresentam-se os sumários das consultas mistas ou "Inventário das 'consultas mistas" do Conselho Ultramarino extraídas dos códices 13 a 29 do fundo relativo a este orgão, de 3 de Dezembro de 1643 a 15 de Maio de 1833", in Revista do Gabinete de Estudos Ultramarinos, Lisboa, Centro Universitário de Lisboa, Janeiro/Março 1951 - Maio/Agosto 1957. Na realidade este inventário apresenta apenas os sumários das consultas registadas nos códices 13 a 18, de 1643 a 1696, ou livros 1 a 6 na cota original. As datas reportam-se no geral às datas das consultas e ocasionalmente, devido a trabalhos posteriores do AHU, também às datas das resoluções.
Creation date
29/04/2016 15:24:30
Last modification
11/10/2018 13:02:42