"Consultas de Partes"

Description level
Series Series
Reference code
PT/AHU/CU/032
Title type
Formal
Date range
1620 Date is certain to 1833 Date is certain
Dimension and support
45 livros; papel
Scope and content
São livros de registo de consultas de partes sobre matérias do requerimento ou petição das partes. Têm alfabeto, por nome próprio, dos requerentes.

Documental tradition
Registo
Documental typology
Consultas
Arrangement
Tipológica e cronológica
Physical location
AHU_CU_CONSULTAS DE PARTES
Original numbering
Consultas de Partes 2, 3, 4, 6, 11, 12 e sem número
Language of the material
português
Physical characteristics and technical requirements
Encadernação inteira a carneira, com decoração por ferros a seco, as pastas têm as armas reais, a esfera armilar e a cruz de Cristo. Os rótulos em carneira pintada, decorados a ouro, ou em papel com o número, título ou conteúdo e as datas extremas do livro. Os livros estão em estado razoável, com algumas encadernações danificadas. O códice 35-A tem encadernação inteira a carneira mas feita após 1930, já no Arquivo Histórico Colonial, provavelmente por estar a encadernação original danificada ou mesmo inexistente visto ser apenas parte ou fragmento do livro original.
Other finding aid
FITZLER, M. A. Hedwig, ENNES, Ernesto, A secção ultramarina da Biblioteca Nacional, inventários: I - Códices do Extinto Conselho Ultramarino, est. not. M. A. Hedwig Fitzler, II - Códices vindos de Moçambique por iniciativa de António Ennes, III - Códices do Arquivo da Marinha, publ., anot. e pref. Ernesto Ennes, Lisboa, Biblioteca Nacional, 1928; MARTINHEIRA, José Sintra, Catálogo dos códices do fundo do Conselho Ultramarino relativos ao Brasil existentes no Arquivo Histórico Ultramarino, Rio de Janeiro, Real Gabinete Português de Leitura; Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.
Location of originals
AHU
Alternative form available
Cópias microfilmadas AHU e Biblioteca Nacional do Brasil, mfs. 134 a 159, 208, 209, 231
Notes
Apresentam-se os sumários das consultas de partes transcritos e publicados nos Anais da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, 1939, vol. LVIII, nomeadamente os códices 34, 35-A, 36, 38, 39, 40, 41, 44 e 45, sob o título indiscriminado de códices do Conselho da Fazenda. Estão transcritos os sumários de 9 dos 45 livros de consultas de partes. Os códices do Conselho da Fazenda têm numeração original descontínua, e em certos casos desconhecida ou sem número. Dada a existência nos códices de consultas do serviço real de alguns registos de consultas de partes, é possível que a numeração original contasse, até cerca de 1635, com os livros de consultas do serviço real e com os de consultas de partes com numeração intercalada. Os códices do Conselho Ultramarino têm numeração original de 1 a 36. Falta o livro 24º do Conselho Ultramarino dos anos de 1758 a 1763. As datas, no geral, reportam-se às datas extremas dos livros e não das consultas per si. Alguns destes livros estão em mau estado e incompletos.
Creation date
29/04/2016 17:21:39
Last modification
11/10/2018 13:02:43