"Consultas de Mercês Gerais"

Description level
Series Series
Reference code
PT/AHU/CU/033
Title type
Formal
Date range
1643 Date is certain to 1824 Date is certain
Dimension and support
13 livros; papel
Scope and content
São livros de registo de consultas sobre requerimentos das partes em que solicitam mercês, como hábitos das ordens militares, tenças, nomeações, etc., em remuneração ou satisfação de serviços.

Documental tradition
Registo
Documental typology
Consultas
Arrangement
Tipológica e cronológica
Physical location
AHU_CU_CONSULTAS DE MERCÊS GERAIS
Original numbering
Mercês Gerais Livro 1 - 13
Language of the material
português
Physical characteristics and technical requirements
Encadernação inteira a carneira, com decoração por ferros a seco, as pastas têm as armas reais, a esfera armilar e a cruz de Cristo. Os rótulos em carneira pintada, decorados a ouro, ou em papel com o número, título ou conteúdo e as datas extremas do livro. Os livros estão em estado razoável, com algumas encadernações danificadas.
Other finding aid
FITZLER, M. A. Hedwig, ENNES, Ernesto, A secção ultramarina da Biblioteca Nacional, inventários: I - Códices do Extinto Conselho Ultramarino, est. not. M. A. Hedwig Fitzler, II - Códices vindos de Moçambique por iniciativa de António Ennes, III - Códices do Arquivo da Marinha, publ., anot. e pref. Ernesto Ennes, Lisboa, Biblioteca Nacional, 1928; MARTINHEIRA, José Sintra, Catálogo dos códices do fundo do Conselho Ultramarino relativos ao Brasil existentes no Arquivo Histórico Ultramarino, Rio de Janeiro, Real Gabinete Português de Leitura; Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.
Location of originals
AHU
Alternative form available
Cópias microfilmadas AHU e Biblioteca Nacional do Brasil, mfs. 105 a 114
Notes
Apresentam-se os sumários dos 13 livros de consultas de mercês gerais, transcritos e publicados nos Anais da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, 1939, vol. LVIII. Livros com numeração original 1 a 13. Nestes livros os sumários são os nomes dos requerentes sobre os quais se consulta. As datas, no geral, reportam-se às datas extremas dos livros e não das consultas per si.
Creation date
29/04/2016 17:57:54
Last modification
11/10/2018 13:02:43