"Cartas Régias"

Description level
Series Series
Reference code
PT/AHU/CU/042
Title type
Formal
Date range
1607 Date is certain to 1833 Date is certain
Dimension and support
8 livros; papel
Scope and content
São livros de registo de cartas régias e de mandados. Os códices do Conselho da Fazenda, até 1643, registam os capítulos das cartas régias ao Conselho. Entre estes, os códices 283 e 284 são factícios, compõem-se dos originais encadernados, encontrando-se muitos outros capítulos de cartas nas diversas séries de avulsos, no período filipino.

Os do Conselho Ultramarino são registos de cartas régias aos governadores e capitães-generais.

O livro 2º, cod. 276, contém registo de cartas régias até 1673. A partir desta data regista mandados, quase que exclusivamente. Este facto, pensamos, deve-se a que a partir de então se tenham iniciado as séries de livros de registo de cartas régias para cada um dos territórios ultramarinos da África, Índia e Macau, bem como para as capitanias-generais do Brasil, nomeadamente, Maranhão, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro e, em 1726, para Minas Gerais e São Paulo. Assim, este livro antecede a série de mandados, do Conselho Ultramarino.

O cod. 202 reinicia o registo de cartas régias.

Livros com numeração original 1 e 2, e sem número.
Documental tradition
Registo
Documental typology
Cartas régias
Arrangement
Tipológica e cronológica
Physical location
AHU_CU_CARTAS RÉGIAS
Original numbering
Cartas de Sua Majestade 1, 2 e sem número.
Language of the material
português
Physical characteristics and technical requirements
Encadernação inteira a carneira, com decoração por ferros a seco, as pastas têm as armas reais, a esfera armilar e a cruz de Cristo. Os rótulos 1 em carneira pintada e os restantes a papel com o número, título e as datas extremas do livro.

Os livros estão no geral em bom estado.
Other finding aid
FITZLER, M. A. Hedwig, ENNES, Ernesto, A secção ultramarina da Biblioteca Nacional, inventários: I - Códices do Extinto Conselho Ultramarino, est. not. M. A. Hedwig Fitzler, II - Códices vindos de Moçambique por iniciativa de António Ennes, III - Códices do Arquivo da Marinha, publ., anot. e pref. Ernesto Ennes, Lisboa, Biblioteca Nacional, 1928; MARTINHEIRA, José Sintra, Catálogo dos códices do fundo do Conselho Ultramarino relativos ao Brasil existentes no Arquivo Histórico Ultramarino, Rio de Janeiro, Real Gabinete Português de Leitura; Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.
Location of originals
AHU
Alternative form available
Cópias microfilmadas AHU, Biblioteca Nacional do Brasil, mfs. 206, 207, 208, 236, 242, 243
Creation date
02/05/2016 14:10:00
Last modification
11/10/2018 13:02:44