Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Arquivo Histórico Ultramarino
SIMPLE SEARCH
ADVANCED SEARCH
HIGHLIGHTS
ONLINE SERVICES
HELP
Javascript is not enabled
OFÍCIO do governador de Cabo Verde, João da Mata Chapuzet, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Joaquim José Monteiro Torres, a queixar-se dos procedimentos do 1º tenente, Manuel Pedro de Carvalho, comandante da charrua Orestes; este oficial, não teve um comportamento regular durante a sua comissão, tendo-se recusado a ir a Bolama, porque tinha muito medo dos gentios Bijagós, o canal onde se navega era muito mau, os práticos péssimos e tinha medo de morrer da moléstia do país; foi necessário prometer-lhe enviar uma embarcação de guerra para o proteger, para que assim cumprisse a sua comissão; os oficiais que com ele trataram, foram mal tratados e o inspector do corte das madeiras, viu-se obrigado a deixar a charrua, onde não quis mais voltar; o seu comportamento foi sempre insubordinado, altivo e grosseiro; têm chegado uma grande quantidade de embarcações de guerra portuguesas, e com todos os oficiais tem-se entendido muito bem, sendo este o único que o obriga a fazer uma participação; informa que os práticos de Bissau conduziram a charrua Orestes pelo canal para Bolama, tendo sido o major, Marcelino Pinto da Fonseca, juntamente com o inspector dos cortes, encarregados do embarque e transporte das madeiras, utilizando 12 canoas e 162 homens africanos da Nação dos Manjacos, tendo os mesmos práticos conduzido a charrua depois de carregada, de saída do mesmo canal; só resta ao comandante, Manuel Pedro de carvalho, a glória de haver recebido todas as madeiras a bordo e de as ter feito arrumar no porão; pede para este oficial não ser mais enviado, porém, quanto aos mais oficiais, tanto da charrua Orestes, como do bergantim São Boaventura, só tem a render-lhes elogios pela sua conduta.
PT-AHU-CU-024-0071-05565
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0001.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0002.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0003.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0004.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0005.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0006.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0007.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0008.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0009.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0010.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0011.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0012.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0013.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0014.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0015.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0016.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0017.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0018.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0019.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0020.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0021.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0022.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0023.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0024.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0025.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0026.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0027.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0028.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0029.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0030.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0031.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0032.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0033.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0034.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0035.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0036.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0037.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0038.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0039.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0040.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0041.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0042.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0043.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0044.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0045.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0046.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0047.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0048.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0049.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0050.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0051.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0052.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0053.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0054.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0055.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0056.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0057.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0058.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0059.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0060.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0061.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0062.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0063.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0064.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0065.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0066.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0067.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0068.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0069.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0070.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0071.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0072.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0073.TIF
PT-AHU-CU-024-0071-05565_m0074.TIF
© 2008 - Arquivo Histórico Ultramarino |
Mapa do Sítio
|
Comentários e Sugestões
|
Contactos
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled