Governo Geral da Guiné

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/AHU/GGUI
Title type
Atribuído
Date range
1822-01-24 Date is certain to 1935-04-29 Date is certain
Prominent dates
1830 - 1912
Dimension and support
303 livros; papel
Geographic name
Guiné: Cacheu, Bissau, Bolama
Acquisition information
A documentação do Governo da Guiné foi incorporada em três fases distintas:

1. Pelo Governador da Guiné, major Luís António de Carvalho Viegas, foram enviados e rececionados no Arquivo Histórico Colonial, em 22 de Dezembro de 1936, 16 livros, quase todos de actas da Comissão Fiscal da Guiné e do Conselho da Administração do Governo de Bissau, dos anos de 1837 a 1879, incluindo «Texto e tradução dum escrito, em caracteres árabes, dirigido a Sua Excelência o Ministro das Colónias e aos «Grandes» de Portugal, pelos régulos e chefes das Circunscrições Civis de Bafatá e Gabú e pelos povos dos seus territórios e entregue a sua Excelência o Governador da Guiné. Bolama, 2 de Setembro de 1935.», o qual foi separado deste conjunto, ver: AHU, Casa Forte, ms. 11.

2. Pelo mesmo Governador foram enviados ao Arquivo Histórico Colonial, em 1940, mais 102 livros provenientes da Delegação Aduaneira de Cacheu, dos anos de 1851 a 1908. Na realidade contabilizam-se 109 livros dos anos de 1834 a 1935.

3. Pela Direcção dos Serviços de Administração Civil do Governo da Guiné foram também enviados ao Ministério das Colónias 178 livros que viriam a ser incorporados no Arquivo Histórico Ultramarino em momento posterior a 1951, sendo na sua maior parte livros de Actas e Registo de Correspondência, Termos de Fiança e Contratos, Escravos, Degredados, Passaportes, Presos Judiciais, Abate de Gado, Portarias e outros, da Guiné e seus distritos, dos anos de 1822 a 1918.

Scope and content
Documentação sobretudo de cariz económico, nomeadamente administração fiscal e aduaneira (receita e despesa, impostos, emolumentos, fianças e taxas, entrada, saída e carda de embarcações, décima industrial e urbana, contribuição predial, despesa com medicamentos, etc.), e de administração político-militar (correspondência com o governo central em Lisboa, com as autoridades civis e militares locais, e com outros territórios do antigo ultramar português em África e no Oriente, mas também com os domínios franceses da costa ocidental de África; actas de sessões do Governo, da Administração Fiscal, do Conselho Inspector da Instrução Pública, do Conselho Técnico das Obras Públicas; registo de degredados, libertos e escravos, testamentos, passaportes, autos de posse e juramento, cartas patentes, circulares, contratos, acordos e tratados, etc.).
Documental tradition
registos e originais
Appraisal information
Conservação permanente
Arrangement
Este conjunto documental apresenta uma organização e ordenação geográfica, tipológica e temática.
Access restrictions
Comunicável sem restrições legais. Excetua-se a comunicação de originais reproduzidos em outro suporte ou em mau estado de conservação.
Conditions governing use
Estabelecidas no respetivo regulamento. É possível a fotografia, pelo utilizador, de documentos sem suporte alternativo e sob condições publicitadas no AHU, estando a utilização destas imagens sujeita ao regulamento referido.
Language of the material
português
Location of originals
AHU
Related material
Arquivo Histórico Ultramarino, fundos da Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar (1834 - 1910), e Ministério do Ultramar (1911 - 1975).
Publication notes
IRIA, Alberto – “A constituição do Arquivo: proveniência e importância dos seus fundos” in Boletim do Arquivo Histórico Colonial. Lisboa: AHC, 1950, vol. 1, p. 55-66.
Creation date
20/04/2016 18:02:02
Last modification
20/07/2021 11:58:37