Banco Nacional Ultramarino

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/AHU/BNU
Title type
Formal
Date range
1863 Date is uncertain to 1939 Date is uncertain
Dimension and support
267 livros; papel
Biography or history
O Banco Nacional Ultramarino foi criado em Lisboa por Carta de Lei de 16 de maio de 1864, por um grupo de capitalistas entre os quais o fundador, Francisco de Oliveira Chamiço. Ao longo do período que a documentação do AHU cobre (1864-1938/1939), esteve sediado no Largo das Duas Igrejas, hoje Largo do Chiado, e na Rua Augusta 24.

Estabelecido como Banco Emissor para as anteriores colónias portuguesas, exerceu também funções de Banco de Fomento e Comercial no país e no estrangeiro. Sucursais e agências do BNU foram abertas em Angola e Cabo Verde (1865), S. Tomé (1868), Moçambique (1877), Guiné (1903), Macau (1902), Índia (1868) e Timor (1912). A partir de 1917, foi lançada uma rede de agências no Continente, na Madeira e nos Açores.
Custodial history
Em 9 de Dezembro de 1949, esta documentação do Banco Nacional Ultramarino foi incorporada no Arquivo Histórico Ultramarino. O pedido foi feito pelo vice-presidente do Conselho Administrativo do BNU e a autorização dada por Despacho do subsecretário de Estado das Colónias, Engenheiro Rui Sá Carneiro, comunicada ao AHU pela Direção Geral do Ensino do Ministério das Colónias, na nota 2419/P-2-8, de 7 de Outubro de 1949. Posteriormente houve troca de correspondência no sentido desta documentação regressar ao BNU (1973) e do AHU receber mais documentação deste Banco (1988) o que não se verificou.
Acquisition information
Incorporação em 1949.
Scope and content
Documentação de 1863-1939, a mais antiga do Banco Nacional Ultramarino, relativa ao seu funcionamento a partir de Lisboa e junto das colónias e possessões ultramarinas de Angola, Cabo Verde, Guiné, S. Tomé e Príncipe, Moçambique, Índia e Macau. Destacam-se os copiadores de correspondência expedida e os livros de contabilidade Diário, Razão, Caixa e Letras.
Arrangement
Orgânico-funcional, tipo de documento, alfabético, cronológico. A organização atual em duas secções (Administração e Contabilidade) corresponde às duas classes estabelecidas no inventário preliminar feito no AHU em janeiro de 1973, o mesmo sucedendo, no essencial, com as séries. Abaixo das secções, em cada série, os livros foram todos descritos ao nível da unidade de instalação ainda que, estritamente, esta não seja um unidade arquivística.
Access restrictions
Comunicável sem restrições legais. Excetua-se a comunicação de originais reproduzidos em outro suporte ou em mau estado de conservação.
Conditions governing use
Estabelecidas no respetivo regulamento. É possível a fotografia, pelo utilizador, de documentos sem suporte alternativo e sob condições publicitadas no AHU, estando a utilização destas imagens sujeita ao regulamento referido.
Language of the material
Português.
Other finding aid
ARQUIVO HISTÓRICO ULTRAMARINO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Em atualização permanente.

Inventário anterior em https://actd.iict.pt/eserv/actd:BNU/AHU_BNU.pdf
Related material
Portugal, Arquivo Histórico da Caixa Geral de Depósitos, Banco Nacional Ultramarino; Portugal, Arquivo Histórico Ultramarino, Fotografia; Portugal, Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Agência Geral do Ultramar, Fotografia; Portugal, Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Arquivo Oliveira Salazar; Portugal, Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Companhia de Moçambique; Portugal, Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Henry Burnay; Portugal, Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Secretaria Geral da Presidência do Conselho de Ministros; Moçambique, Arquivo Histórico, Secção Especial.
Publication notes
IRIA, Alberto – “A constituição do Arquivo: proveniência e importância dos seus fundos” in Boletim do Arquivo Histórico Colonial. Lisboa: AHC, 1950, vol. 1, p. 65.
Notes
- Nota à História Administrativa. Fontes:

CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS - História do Banco Nacional Ultramarino,

https://www.cgd.pt/Institucional/Patrimonio-Historico-CGD/Historia/Pages/Historia-BNU.aspx

CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS - Fundo Documental do Banco Nacional Ultramarino,

https://www.cgd.pt/Institucional/Patrimonio-Historico-CGD/Arquivo-historico/Pages/Fundo-BNU.aspx

Nunes, Ana Bela ... [et al.]. 2010. "Banking in the portuguese colonial empire (1864-1975)". Instituto Superior de Economia e Gestão – GHES Documento de Trabalho/Working Paper nº 41-2010, http://pascal.iseg.ulisboa.pt/~ghes/wp/wp412010.pdf

SISTEMA DE INFORMAÇÃO DO PATRIMÓNIO ARQUITECTÓNICO - Edifício na Rua Augusta, n. 24 / Edifício Sede do Banco Nacional Ultramarino / MUDE - Museu do Design e da Moda

http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=7828

- Nota à História Custodial e Arquivística. Fontes:

AHU, AAHU, pasta 1303

IRIA, Alberto – “A constituição do Arquivo: proveniência e importância dos seus fundos” in Boletim do Arquivo Histórico Colonial. Lisboa: AHC, 1950, vol. 1, p. 65

- Nota ao Sistema de Organização. Fonte:

AHU, AAHU, pasta 1303
Creation date
07/04/2016 14:44:43
Last modification
24/01/2024 17:26:39
Record not reviewed.