Boletim Oficial de Timor

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/AHU/BOTIM
Title type
Atribuído
Date range
1838-09-12 Date is certain to 1975-07-05 Date is certain
Dimension and support
110 vol.; papel.
Biography or history
A coleção de imagens do Boletim Oficial de Timor, de Macau Timor e Solor, de Macau e Timor, e de Macau, aqui disponibilizadas, foi constituída no contexto da transferência para o Governo de Timor Lorosae, pelo Governo de Portugal, de informação relevante sobre aquele país. Entre o final de 1999 e 2001, foi efetuada a digitalização desta coleção, sob a responsabilidade do Engenheiro Manuel António Silva, da Divisão de Cálculo Científico e Informático do Instituto de Investigação Científica Tropical, com o apoio do Arquivo Histórico Ultramarino, o qual dependia do referido instituto. Vários números foram digitalizados a partir de exemplares que não são do Arquivo Histórico Ultramarino, sobretudo de 1838-1853 e alguns do séc. XX. São do Arquivo Histórico de Macau e da Sociedade de Geografia de Lisboa. Em Maio de 2002, no âmbito da visita do Presidente da República Portuguesa Jorge Sampaio a Timor Leste, para celebração da independência, terá sido oferecida ao Presidente da República Democrática de Timor Leste Xanana Gusmão, uma cópia em CD desta coleção.

O facto de incluir números do Boletim Oficial de Macau relaciona-se provavelmente com a ligação existente entre ambos os territórios e com a variabilidade da orgânica da administração ultramarina portuguesa. Até 1843, a administração colonial portuguesa de Timor e Solor, conjuntamente com a de Macau, fazia-se através do governo do Estado da Índia portuguesa sediado em Goa. A partir de 1844, Solor e Timor passam a depender administrativamente de Macau. Entre 1856 e 1863, Solor e Timor voltaram a depender administrativamente do Estado da Índia e em 1866 retomaram o elo administrativo com Macau. Em 1896, a administração de Timor autonomizou-se da de Macau.
Custodial history
Os exemplares do Boletim Oficial de Timor no AHU têm diversas proveniências e datas de entrada.
Acquisition information
Envio pelos editores, na sequência do estipulado sobre as publicações coloniais, pelo Decreto-Lei 19868/31 de 9 de junho, Artº. 10º. Subsidiariamente: Arquivo do Ministério das Colónias; Incorporação da Biblioteca do Ministério do Ultramar na sequência da sua integração na Junta de Investigações Científicas do Ultramar pelo Decreto-Lei 583/73 de 6 de Novembro, Artº. 111; Exemplares provenientes da incorporação de organismos extintos do Ministério do Ultramar; Doação de vols. por outras entidades após o 25 de Abril de 1974.
Scope and content
Periódico do Governo de Timor e periódico do Governo de Macau 1838-1975. Tem uma parte oficial e uma parte não oficial que inclui extratos ou resumos de notícias publicadas em jornais estrangeiros, frequentemente provenientes do Diário do Governo. Vários números incluem índices temáticos e por entidades. Contém sobretudo legislação e regulamentos relativos à administração colonial portuguesa do território do atual Timor Leste ou Timor Lorosae e também do território da atual Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China. Assuntos e tipos de informação: política, comércio, transportes, movimento de navios, movimento de passageiros, migrações, reinos e população "indígenas", contratados, correios, rádio, telégrafo, telefone, selos postais, estatísticas, assuntos militares, guerra, obras públicas, agricultura, indústria, educação, justiça, saúde, finanças, nomeações, demissões, exonerações e aposentações, vencimentos, impostos, orçamentos, câmbios, concessão de minas, concessão de terrenos, nascimentos, óbitos, censura, jogo, tratados, anúncios e avisos de entidades públicas e privadas, declarações, agradecimentos, charadas.
Arrangement
Cronológico
Other finding aid
Ficheiro manual interno por título de periódico.

ARQUIVO HISTÓRICO ULTRAMARINO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Em atualização permanente.
Notes
Nota à Data de Produção: A coleção do Boletim Oficial de Timor do AHU data de 1854-1975. A coleção de imagens inclui números de datas anteriores pertencentes a outras entidades.

Nota aos Instrumentos de Pesquisa: Optou-se por disponibilizar já as imagens agrupadas por ano apesar da pesquisa ser menos amigável do que se estivessem agrupadas por número de Boletim, por exigir muito mais tempo de organização.
Creation date
06/04/2017 14:41:03
Last modification
27/05/2022 17:33:34