Dembos

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/AHU/DEMBOS
Title type
Atribuído
Date range
1677 Date is uncertain to 1920 Date is uncertain
Dimension and support
C. 1867 documentos em 12 caixas; papel; fotografia
Custodial history
Integrou arquivos constituídos por autoridades africanas, no norte de Angola, conhecidas como Dembos: o de estado de Caculo Cacahenda e, provavelmente, os de Ngombe Amuquiama, Quibaxe, Mufuque e "outros sobados do posto administrativo do Danje" (Almeida, 1938, p. 6).

A grande maioria, recolhida em 1934, por António de Almeida, entrou no AHU em três incorporações, entre 2006 e 2009, a primeira das quais diretamente do Centro de Antropobiologia do Instituto de Investigação Científica Tropical.

96 documentos foram comprados em 2014.

C. de 75 documentos foram sumariados e publicados por António de Almeida (1938) e c. de 200 por Ana P. Tavares e Catarina M. Santos (2002).

Neste fundo incluiu-se documentação que se encontrava no Centro de Antropobiologia e terá sido produzida e/ou usada por António de Almeida: 1 fotografia, apontamentos, extratos de publicações e transcrições.

A atual numeração passa do doc. 1676 para o doc. 1678, por lapso.

Documentação inscrita no Registo da Memória do Mundo.
Scope and content
Relações entre autoridades coloniais portuguesas e autoridades africanas (incluindo o Rei do Congo) e entre estas últimas. Integra correspondência, institucional e alguma privada, testamentos, listas de produtos, recibos, autos de vassalagem, ordens, orações, processos judiciais, cartilhas, etc. Assuntos: comércio, caminhos, propriedade fundiária, impostos, relações diplomáticas, guerra interna e com os portugueses, paz, eleição de Dembo, undamento, tráfico de escravos, escravatura, ensino da escrita e da leitura, materiais de escrita e de autenticação de documentos, linhagens africanas, justiça, conflitos internos (alembamento, adultério, dívidas, etc.) nascimento, casamento, óbito, enterramento religião, medicina tradicional, "feitiços" e outros.

Uma das singularidades destes documentos é a presença de características linguísticas resultantes do contacto entre línguas diferentes e, sobretudo, da apropriação do português, através da escrita, por comunidades de tradição oral kimbundu.
Arrangement
Desconhecem-se as formas de organização que os documentos terão tido originariamente.
Language of the material
Português, Quimbundo, Latim.
Other finding aid
ARQUIVO HISTÓRICO ULTRAMARINO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Em atualização permanente.
Location of originals
Angola, Arquivo Histórico Nacional de Angola, Cód. 240, 1798-1854; Angola, autoridades dos Dembos.
Publication notes
ALMEIDA, António de, Relações com os Dembos: das Cartas do Dembado de Kakulu-Kahenda. Lisboa: [s.n.], 1938. Sep.
HEINTZE, Beatriz, "A lusofonia no interior da África Central na era pré-colonial. Um contributo para a sua história e compreensão na actualidade", Cadernos de Estudos Africanos [Online], 7/8 (2005), disponível em http://journals.openedition.org/cea/1361; DOI: https://doi.org/10.4000/cea.1361
MILLER, Joseph C. “The Archives of Luanda, Angola” The International Journal of African Historical Studies, VII, 4/1974, 551-590, especialmente p. 581 e seguintes.
SANTOS, Catarina Madeira “Écrire le pouvoir en Angola” Annales. Histoire, Sciences Sociales 4/2009 (64e année), 767-795.
SANTOS, Catarina Madeira e TAVARES, Ana Paula e (Ed., introd., glossário e textos) Africae Monumenta: A Apropriação da Escrita pelos Africanos. Vol. 1, Arquivo Caculo Cacahenda. Lisboa: IICT, 2002.
SILVA, Valéria Soares e, Tintas ferrogálhicas: contributos para a sua caracterização e estabilização no espólio dos Dembos - caixa 09. Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Conservação e Restauro Especialização em Documentos Gráficos, Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, 2017. Disponível em https://run.unl.pt/bitstream/10362/21498/1/Silva_2017.pdf
Notes
Nota à descrição arquivística: A diversidade linguística, de tipos de escrita e de características, a escassez de informação sobre os arquivos de origem, bem como o amplo âmbito cronológico dos documentos dos Dembos, tornam a respetiva descrição arquivística particularmente exigente.

A descrição efetuada segue as formas e as variantes dos nomes e dos topónimos apresentadas nos documentos.

Contributos ou propostas de projetos colaborativos para melhorar e aprofundar esta descrição podem ser enviados para ahu@ahu.dglab.gov.pt
Creation date
30/05/2018 17:18:20
Last modification
17/09/2024 17:19:28