Available services

Carta de Uzança passada pelo Desembargador, Ouvidor Geral e Corregedor da Comarca do Rio das Velhas, Jozé Caetano Cezar Manitti, na qual nomeia o Furriel António Novaes de Campos, Procurador do Senado da Câmara da Villa Nova da Raynha do Caeté

Description level
File File
Reference code
PT/AHU/ICONM/011/00107
Title type
Atribuído
Date range
1784-12-14 Date is certain to 1784-12-14 Date is certain
Descriptive dates
em Vila Real do Sabará, Minas Gerais
Dimension and support
1 moldura , 1 escudo e letras capitais : ms. , aquarela , nanquim e ouro, color. ; dimensões variáveis
Scope and content
Desenho sobre papel a bico de pena com tinta preta e aquarelado com tonalidades diversas, mas com clara predominância dos tons de amarelo, azul, verde e vermelho. – O suporte é do último quartel do século XVIII, de textura fina e qualidade secundária. A filigrana apresenta semelhança com as marcas de água de papéis utilizados na mesma altura para ilustrar documentos oficiais ou para reproduzir motivos alegóricos e temas acerca da fauna e da flora do interior da Capitania de Minas Gerais. – Desenhos de moldura, escudo das armas reais de Portugal e de letras capitais decorados com matizes vivos e com fortes contrastes, profusamente dourados a ouro, para enquadrar e realçar o texto do documento concedido pelo Desembargador da Comarca do Rio das Velhas ao Furiel António Novaes de Campos. – O autor dos desenhos pretendeu muito certamente que a decoração refletisse o momento em que vivia a sociedade colonial, que era a do apogeu da mineração e da exuberância das formas generosas do Barroco, escolhendo para tanto uma ornamentação opulenta e intencionalmente vistosa, situando ao centro o escudo real envolto em alegorias, com as letras maiúsculas que acentuam o sentido solene da Carta e optando por envolvimento de todo o conjunto as ramagens verdes de flores vermelhas, que formam juntamente com as vieiras de tom-sobre-tom, em moldura de extrema singeleza. O escudo das armas reais de Portugal figura como o elemento de maior grandeza, circundado pelas simbologias inerentes à realeza bragantina, como a pomba branca alusiva à paz em que vivia a sociedade colonial e as demais insígnias, como as bandeiras e canhões, que têm a função de exaltar o triunfo e a glória da dinastia reinante. As letras formalizam uma verdadeira mancha de ouro de quatro espaços interlineares – conseguida através da técnica de douragem a quente – que têm a intenção de referir a existência das minas e da riqueza circulante. – Título no início da Carta outorgada pelo Desembargador José Caetano Cézar Manitti. – Local de redação no final do texto.

Contém:

Nº 01 : Moldura decorada com motivos florais enquadrando o texto . – 43,1 x 35,2 cm

Nº 02 : Escudo das armas reais de Portugal . – 20,3 x 22 cm

Nº 03 : Letras maiúsculas douradas . – 18,6 x 33,3 cm
Documental tradition
original
Documental typology
desenho
Physical location
AHU_ICONM_MINAS GERAIS_VÁRIA, D. 107
Previous location
A.H.U. - Col. Iconografia Ms. - XXVI. D. J. 107
Language of the material
português
Physical characteristics and technical requirements
Restaurado em 1995. – As pinturas encontram-se em ótimo estado de conservação; o papel está em boa condição, apresentando porém vestígios de sujidade nas margens exterior e interior. – Na frente e no verso os carimbos “Biblioteca Nacional – Secção Ultramarina” e “Arquivo Histórico Colonial M. Das C.”. – O documento iconográfico fica guardado em pasta de cartão, de ph neutro e de cor acinzentada.
Location of originals
AHU
Alternative form available
cópia digital no AHU
Notes
Anexo a PT/AHU/CU/011/0122/00053
Creation date
13/05/2020 17:25:58
Last modification
21/05/2020 10:50:35