Inventário de Timor

Description level
Subcollection Subcollection
Reference code
PT/AHU/ID-INVTIMOR
Title type
Formal
Date range
1927 Date is uncertain to 1980 Date is uncertain
Prominent dates
1960-1975
Dimension and support
484 docs. em 92 cx., (14,7 m.l); papel.
Custodial history
Esta documentação integra um conjunto mais vasto de documentos produzidos, nomeadamente, pela Direção-Geral de Obras Públicas e Comunicações e pela Inspeção Geral de Minas do Ministério do Ultramar, abrangendo, além de Timor, outras colónias portuguesas. Após o 25 de abril de 1974, com a extinção do Ministério do Ultramar e na sequência de um despacho do Ministro da Cooperação, Vítor Crespo, de 8 de janeiro de 1976, bem como da extinção da Direção Geral de Obras Públicas e Comunicações, pelo Decreto-Lei n.º 499/77 de 22 de Novembro, todo este conjunto de documentação de natureza mais técnica foi separado para uso no âmbito da cooperação portuguesa com os países independentes. De acordo com Jorge Eduardo da Costa Oliveira, alto funcionário do Ministério do Ultramar e depois do Ministério da Coordenação Interterritorial e, entre 1980 e 1992, Presidente do Instituto para a Cooperação Económica, o referido conjunto de documentos, sob a custódia do Ministério dos Negócios Estrangeiros, passou por várias instalações até ser transferido para o Centro de Documentação e Informação do Instituto de Apoio ao Desenvolvimento – IPAD, na Rua da Junqueira em Lisboa. Em 2013-2014, na sequência do Despacho do Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Europeus de 26 de Novembro de 2012, exarado na Nota Interna do respetivo Gabinete, ref. 1127, o mesmo conjunto foi incorporado no Arquivo Histórico Ultramarino.
Acquisition information
Em 2013-2014, incorporação no Arquivo Histórico Ultramarino (por Despacho do Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Europeus de 26 de Novembro de 2012, exarado na Nota Interna do respetivo Gabinete, ref. 1127), através de transferência da área de arquivo do Centro de Documentação e Informação do Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, IP (anterior Instituto de Apoio ao Desenvolvimento – IPAD), sito na Rua da Junqueira, Lisboa.
Scope and content
Documentação relativa a Timor, enquanto colónia portuguesa (atual Timor-Leste ou Timor Lorosa'e), produzida essencialmente pela Direção-Geral de Obras Públicas e Comunicações e pela Inspeção Geral de Minas do Ministério do Ultramar. Compreende estudos, projetos, relatórios, processos de concurso, atas, contratos, planos de fomento e inquéritos, datados predominantemente de 1960 a 1975.
Documental tradition
Originais e cópias.
Appraisal information
Não
Arrangement
Orgânico-funcional e temática.
Language of the material
Português; inglês.
Physical characteristics and technical requirements
Estado de conservação razoável.
Other finding aid
- ARQUIVO HISTÓRICO ULTRAMARINO. [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Em atualização permanente.

- COSTA, Júlia (coord.) et alii - Inventário de Timor. Lisboa: Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, Centro de Documentação e Informação, 2003.

Related material
Portugal, Arquivo Histórico Ultramarino, Instrumento de Descrição, Obras Públicas

Portugal, Arquivo Histórico Ultramarino, Ministério do Ultramar, Direção-Geral de Economia

Publication notes
CANAS, Ana. “Acesso à informação colonial: missão do AHU, exigência de cidadania, dimensão de Estado” in Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, 9, Ponta Delgada (Açores), 2007 - Bibliotecas e arquivos: informação para a cidadania, o desenvolvimento e a inovação [Multimédia]. Lisboa: B.A.D., 2007. http://www.apbad.pt/Edicoes/EdicoesCongresso9.htm
COSTA, Júlia (coord.) et alii - Inventário de Timor. Lisboa: Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, Centro de Documentação e Informação, 2003.
OLIVEIRA, Jorge Eduardo da Costa - Memórias de África: 1961-2004. Lisboa: IPAD, 2005, p. 209.
Notes
Nota à Descrição: Manteve-se a descrição efetuada no Inventário de Timor / coordenação de Júlia Costa. Lisboa: Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, Centro de Documentação e Informação, 2003.

Nota às Cotas: Mantiveram-se as cotas atribuídas aquando da descrição efetuada no Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, atual Camões, ICL, onde se encontrava esta documentação, e que constam do Inventário de Timor / coordenação de Júlia Costa. Lisboa: Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, Centro de Documentação e Informação, 2003.
Creation date
01/09/2022 16:48:29
Last modification
29/01/2024 12:06:36