Recibos

Description level
Series Series
Reference code
PT/AHU/CU/160
Title type
Atribuído
Date range
1735 Date is certain to 1833 Date is certain
Dimension and support
6 livros; papel
Scope and content
Série formada por livros onde se lançam os recibos que assinam as partes ou seus procuradores, os capitães, pilotos e mestres das naus, os titulares nomeados para cargos nos domínios ultramarinos e ainda, após 1792, o escrivão, o meirinho e os contínuos do Conselho Ultramarino, pelos papéis de serviços, cartas e papéis do serviço real, regimentos das naus, cartas credenciais e de crença que recebem do Conselho Ultramarino para o ultramar e para os ministros da Corte.

Os códices 1736 e 1142 tem as folhas iniciais que foram encerradas por lacre cujos assuntos e datas não são consideradas aqui. O lançamento cronológico e sequencial não é sempre observado. Também é notória a mistura dos negócios e dos assinantes dos recibos.

O Cod. 2069 é constituído pelo último caderno de um livro.

O Conselho Ultramarino para remédio da irregularidade do lançamento dos recibos, manda que se façam na “conformidade do assento que se fez no dito Conselho na data de 20 de Outubro de 1792 e se acha registado a fl. 77 do Livro 8 de Mandados”, Cod. 181.

Livro sem numeração original.
Documental tradition
Registo
Documental typology
Recibos
Arrangement
Tipológica e cronológica
Physical location
AHU_CU_RECIBOS
Language of the material
português
Physical characteristics and technical requirements
Encadernação inteira a carneira, com decoração por ferros a seco, as pastas têm as armas reais, outros em pergaminho. Os livros estão em bom estado.
Other finding aid
FITZLER, M. A. Hedwig, ENNES, Ernesto, A secção ultramarina da Biblioteca Nacional, inventários: I - Códices do Extinto Conselho Ultramarino, est. not. M. A. Hedwig Fitzler, II - Códices vindos de Moçambique por iniciativa de António Ennes, III - Códices do Arquivo da Marinha, publ., anot. e pref. Ernesto Ennes, Lisboa, Biblioteca Nacional, 1928.
Location of originals
AHU
Creation date
18/05/2016 15:01:38
Last modification
11/10/2018 13:02:58