Livros das Monções

Description level
Series Series
Reference code
PT/AHU/NA/001
Title type
Atribuído
Date range
1653 Date is certain to 1785 Date is certain
Dimension and support
16 liv. (restaurados com papel de seda e reencadernados em Nova Goa); papel.
Acquisition information
Incorporação em 2001 por transferência do Centro de Estudos de História e Cartografia Antiga do Instituto de Investigação Científica Tropical, com outra documentação anteriormente sob custódia do Centro de Estudos Históricos Ultramarinos.
Scope and content
Correspondência entre, por um lado, os reis de Portugal e organismos da administração colonial central em Lisboa, como o Conselho Ultramarino e a Secretaria de Estado da Marinha e dos Domínios Ultramarinos e, por outro, os vice-reis e governadores do Estado da Índia portuguesa em Goa, expedida em várias vias e encadernada posteriormente, nesta cidade. Datada entre 1653 e 1785, inclui listas de documentos, instruções, cartas, informações recebidas em Goa entre Junho e Setembro e, em sentido inverso, cópias de documentos enviados de Goa (respostas e contas), entre Dezembro e Março e ainda correspondência e informação recebida em Goa de outras partes relacionadas com o Estado da Índia entre as quais Moçambique, Macau, China e Timor. Vários livros têm índice e anotações a lápis sobretudo do investigador do CEHU Alexandre Lobato.
Alternative form available
Portugal, Arquivo Histórico Ultramarino: Cópias digitais de toda a série no AHU disponíveis em linha nesta Base de Dados, quatro livros dos quais digitalizados a partir de microfilme; Cópias em microfilme na Filmoteca Ultramarina Portuguesa, com acesso condicionado pela fragilidade do suporte.
Publication notes
AFONSO, John Correia - Indo-Portuguese History: Sources and problems. Bombay: Oxford University Press, 1981. SOUSA, Maria Augusta da Veiga e - Roteiro e descrição sumária dos documentos que existem, em microfilmes, na Filmoteca do Centro de Estudos de História e Cartografia Antiga. Lisboa: Instituto de Investigação Científica Tropical, 1986. Col. Boletim da Filmoteca Ultramarina Portuguesa, 47, p. 27-36.
Notes
Nota ao Título: O título de Livros das Monções deriva do facto das viagens marítimas nas quais a correspondência era transportada terem de ser feitas durante a monção favorável. A quase totalidade dos livros tem registado na lombada "Monções do Reino".
Creation date
02/03/2018 17:27:09
Last modification
13/08/2018 17:18:32