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Arquivo Histórico Ultramarino
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SEMU
Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar
1833/1911
DGU
Direcção-Geral do Ultramar
1834/1910
RCENTR
REPARTIÇÃO CENTRAL
1879/1910
001
CARTAS DE LEI, CARTAS RÉGIAS, DECRETOS E PORTARIAS
1835/1900
002
REGISTO DE CARTAS PATENTES E ALVARÁS
1835/1912
003
REGISTO DE CIRCULARES
1835/1911
004
COFRE COMUM DOS EMOLUMENTOS DAS SECRETARIAS DE ESTADO E GAZETA DE LISBOA
1824/1902
005
REGISTO DE ENTRADA DE REQUERIMENTOS
1835/1910
006
ÍNDICE DOS REQUERIMENTOS ENTRADOS
1835/1855
007
REQUERIMENTOS
1835/1884
008
"ÍNDICE DO OBITUÁRIO DAS PROVÍNCIAS ULTRAMARINAS"
1850/1899
009
"Ensaios sobre a estatística das possessões portuguesas - Livro VI"
1844/1867
010
"MEMÓRIA SOBRE O ESTABELECIMENTO DOS PORTUGUESES EM MACAU"
1845/1845
011
REGISTO DE CORRESPONDÊNCIA ENTRADA - OFÍCIOS E CONSULTAS
1835/1843
012
REGISTO DE CORRESPONDÊNCIA EXPEDIDA PARA AS CÂMARAS LEGISLATIVAS
1839/1910
013
CORRESPONDÊNCIA ENTRADA DAS CÂMARAS LEGISLATIVAS
1879/1910
014
REGISTO DE CORRESPONDÊNCIA EXPEDIDA PARA O CONSELHO ULTRAMARINO
1851/1869
015
CONSULTAS DO CONSELHO ULTRAMARINO
1851-11-19/1868-09-25
016
REGISTO DE CORRESPONDÊNCIA EXPEDIDA PARA AUTORIDADES DO REINO
1835/1852
017
REGISTO DE CORRESPONDÊNCIA EXPEDIDA PARA AUTORIDADES NÃO DEPENDENTES DO MINISTÉRIO
1852/1878
018
REGISTO DE CORRESPONDÊNCIA EXPEDIDA PARA AUTORIDADES DEPENDENTES DO MINISTÉRIO
1852/1879
019
REGISTO DE CORRESPONDÊNCIA EXPEDIDA PARA AUTORIDADES DEPENDENTES DO MINISTÉRIO - DIRECTOR DA 3ª DIRECÇÃO
1852/1868
020
REGISTO DE CORRESPONDÊNCIA EXPEDIDA PARA AUTORIDADES DEPENDENTES DO MINISTÉRIO - MAJOR GENERAL DA ARMADA
1852/1868
021
REGISTO DE CORRESPONDÊNCIA EXPEDIDA PARA AUTORIDADES DEPENDENTES DO MINISTÉRIO - FUNCIONÁRIOS
1853/1878
022
REGISTO DE CORRESPONDÊNCIA ENTRADA DE AUTORIDADES DO REINO
1841/1913
023
CORRESPONDÊNCIA ENTRADA DO REINO
1834/1911
024
REGISTO DE CORRESPONDÊNCIA EXPEDIDA PARA OS MINISTÉRIOS
1841/1878
025
CORRESPONDÊNCIA ENTRADA DOS MINISTÉRIOS
1835/1878
026
REGISTO DE CORRESPONDÊNCIA EXPEDIDA PARA AUTORIDADES DIVERSAS
1879/1910
027
REGISTO DE CORRESPONDÊNCIA EXPEDIDA PARA ÁFRICA OCIDENTAL
1835/1839
028
REGISTO DE CORRESPONDÊNCIA EXPEDIDA PARA CABO VERDE
1840/1911
029
REGISTO DE CORRESPONDÊNCIA ENTRADA DE CABO VERDE
1843/1912
030
CORRESPONDÊNCIA ENTRADA DE CABO VERDE
1834/1878
031
REGISTO DE CORRESPONDÊNCIA EXPEDIDA PARA GUINÉ
1879/1911
032
REGISTO DE CORRESPONDÊNCIA ENTRADA DA GUINÉ
1879/1911
033
CORRESPONDÊNCIA ENTRADA DA GUINÉ
1879/1899
034
REGISTO DE CORRESPONDÊNCIA EXPEDIDA PARA SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
1840/1913
035
REGISTO DE CORRESPONDÊNCIA ENTRADA DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
1843/1911
036
CORRESPONDÊNCIA ENTRADA DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
1834/1879
037
REGISTO DE CORRESPONDÊNCIA EXPEDIDA PARA ANGOLA
1840/1911
038
REGISTO DE CORRESPONDÊNCIA ENTRADA DE ANGOLA
1843/1911
039
CORRESPONDÊNCIA ENTRADA DE ANGOLA
1834/1878
040
REGISTO DE CORRESPONDÊNCIA EXPEDIDA PARA ÁFRICA ORIENTAL
1835/1911
041
REGISTO DE CORRESPONDÊNCIA ENTRADA DE MOÇAMBIQUE
1843/1910
042
CORRESPONDÊNCIA ENTRADA DE MOÇAMBIQUE
1834/1878
043
REGISTO DE CORRESPONDÊNCIA EXPEDIDA PARA ÍNDIA E MACAU
1835/1910
044
REGISTO DE CORRESPONDÊNCIA ENTRADA DA ÍNDIA
1843/1911
045
CORRESPONDÊNCIA ENTRADA DA ÍNDIA
1833/1880
046
REGISTO DE CORRESPONDÊNCIA EXPEDIDA PARA MACAU E TIMOR
1843-07-14/4018
047
REGISTO DE CORRESPONDÊNCIA ENTRADA DE MACAU E TIMOR
1843-07-15/1911-12-30
048
REGISTO DE CORRESPONDÊNCIA ENTRADA DE TIMOR
1893-01-05/1911-12-20
049
CORRESPONDÊNCIA ENTRADA DE MACAU E TIMOR
1834/1878
050
SINOPSES DE CORRESPONDÊNCIA E ORDENS
1833/1910
051
REGISTO DO EXPEDIENTE
1835/1843
REPARTIÇÃO CENTRAL
Description level
Subsection
Reference code
PT/AHU/SEMU/DGU-RCENTR
Title type
Atribuído
Date range
1879
to
1910
Accumulation dates
1825-1910
Prominent dates
1834-1910
Dimension and support
Livros, caixas, maços, pastas; rolos, 1 álbum
Mandates/Sources of authority
Decreto de 19 de setembro de 1878, decreto de 19 de dezembro de 1892 e decreto de 13 de agosto de 1902.
Scope and content
A 6.ª Repartição, ou Central, é regulada pelo Decreto de 19 de Setembro de 1878 e depois pelo Decreto de 19 de Dezembro de 1892 e Decreto de 13 de Agosto de 1902. Este último determina que:
Art. 108. Incumbe à 6.ª Repartição, ou central:
1.º O expediente da Secretaria Geral do Ministério;
2.º Os termos de juramento e posse;
3.º A liquidação de direitos de mercê, emolumentos e selo devidos por despachos relativos ao ultramar;
4.º As certidões;
5.º Os reconhecimentos e legalização de quaisquer assinaturas em papéis de interesse público ou particular que forem para o ultramar ou dali vierem, nos termos da Carta de Lei de 24 de Maio de 1837;
6.º A guarda dos selos da Secretaria de Estado e a da chave da caixa dos requerimentos;
7.º A expedição e recepção de telegramas e a das malas da correspondência para o Ultramar;
8.º A coordenação dos decretos expedidos pela Direcção Geral, pela Inspecção-Geral de Fazenda e pela Direcção dos Caminhos de Ferro Ultramarinos;
9.º A nomeação, exoneração, demissão, suspensão e licenças de todo o pessoal da Direcção Geral, e a expedição de diplomas ao referido pessoal, bem como ao do ultramar;
10.º Os despachos no livro da porta;
11.º A polícia e arranjo do edifício;
12.º O serviço dos empregados menores;
13.º A entrada geral;
14.º A biblioteca do Ministério;
15.º Os arquivos da Direcção Geral do Ultramar.
Assim, e por facilidade, uma vez que lhe cabia os arquivos da Direcção Geral do Ultramar, reunimos nesta Repartição toda a documentação produzida até 1878. Até então e sucessivamente a Secção do Ultramar, a Direcção do Ultramar e por fim a Direcção Geral do Ultramar, não faziam distinção no processo de arquivamento da área de governação, mas apenas da correspondência e âmbito geográfico, com excepção de algumas unidades de instalação com documentos avulsos acumulados e diferenciados originalmente em função do assunto e província a que respeitam. Constituem exemplo deste arquivamento o Serviço de Saúde, Alfandegas e Pautas, Estatística, Orçamentos e Despesas, Concursos, Informações de civis e militares, Processos individuais de civis e militares, Processos Gerais Militares e Material de Guerra, etc., que aqui classificámos segundo as áreas respeitantes às demais secções e sub-secções.
Documental tradition
Originais, registo de originais, cópias
Documental typology
Cartas de Lei, Cartas Régias, Decretos e Álvaras, Portarias, Ofícios, Requerimentos e outros
Arrangement
Séries organizadas por tipologia documental, função ou atividade
Creation date
14/04/2021 11:13:21
Last modification
12/07/2022 18:01:32
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© 2008 - Arquivo Histórico Ultramarino |
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