Secção de Expediente e Cifra

Description level
Section Section
Reference code
PT/AHU/MU-GM/SEC
Title type
Formal
Date range
1947 Date is certain to 1960 Date is certain
Dimension and support
C. 0,38 m.l.; papel
Biography or history
A Secção de Expediente e Cifra foi estabelecida apenas em 1957, como um dos três serviços anexos do Gabinete do Ministro do Ultramar, aquando da alteração orgânica do Ministério do Ultramar, pelo Decreto-lei n.º 41169, de 29 de Junho. Atribuía-se a esta secção: a receção, expedição e comunicação da correspondência telegráfica do Ministério; a guarda, o uso e elaboração das cifras do Ministério; a preparação e o arquivo do expediente do Gabinete do Ministro.

Tais funções eram já anteriormente exercidas no âmbito do Gabinete do Ministro, embora sem atribuição a uma estrutura administrativa específica (V. Decreto-lei n.º 26180, de 7 de Janeiro de 1936, art.º 6).

A Secção de Expediente e Cifra deixou de ser contemplada organicamente no Decreto-lei n.º 47743, de 2 de Junho de 1967, tendo as atividades de “secretaria” do Gabinete do Ministro sido assumidas por uma repartição, dirigida pelo chefe do Gabinete (art.º 10).
Acquisition information
Incorporação.
Scope and content
Registos de correspondência recebida e registos de assiduidade (“livros de ponto”).
Arrangement
Mantiveram-se as séries constituídas no âmbito do projeto Inventário dos Arquivos do Ministério do Ultramar, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e concluído em 2014.
Creation date
14/07/2023 15:27:52
Last modification
11/09/2023 14:48:27