Colonos e Repatriados

Description level
Series Series
Reference code
PT/AHU/MU-DGAPC/RNPAC/001
Title type
Atribuído
Date range
1920 Date is uncertain to 1952 Date is uncertain
Dimension and support
C. 43 m.l.; papel.
Scope and content
Esta série é constituída por milhares de processos e outros documentos relacionados com a concessão (parcial ou na íntegra) a indivíduos e/ou famílias, de passagens marítimas entre Portugal e as anteriores colónias portuguesas, nomeadamente africanas, entre c. 1920 e 1952. Os processos eram classificados segundo duas situações: por um lado, a dos colonos que ali se iam fixar; por outro, em muito menor número, a dos repatriados naturais das referidas colónias, de ascendência africana ou europeia que, por várias razões, delas tinham saído e, a seu pedido e /ou por intermédio das autoridades, a elas regressavam. Os processos encontram-se frequentemente agrupados consoante a tramitação administrativa: processos cujos requerimentos de concessão de passagem foram deferidos (parcial ou totalmente) e, entre estes, processos de pessoas que não chegaram a embarcar; processos cujos requerimentos de concessão de passagem foram indeferidos.

Os processos incluem fotografias tipo passe.

No arquivo original, à entrada na Repartição, foi atribuída, a cada processo, uma referência individual. Muitos deles, os deferidos, foram depois agregados em pastas, por viagem, mencionando nomeadamente o "Vapor", a data de partida e o destino, além dos nomes dos colonos ou repatriados. No início destas pastas e antes dos processos dos colonos e repatriados encontram-se documentos a eles associados, como listas nominativas. A tais macro-processos, o arquivo de origem atribuiu mais uma referência.

Nesta série, encontra-se ainda, frequentemente em conjuntos, embora nem sempre organizados: correspondência recebida e cópias de correspondência expedida sobre a concessão de passagens para colonos e repatriados (entidades oficiais nomeadamente); correspondência recebida dos interessados ou de terceiros intercedendo a favor e/ou pedindo informações (em 1949-1951, por exemplo); requerimentos; "requerimentos e cartas de chamada em atraso por avisar"; listas de pessoas embarcadas ou a embarcar; estatísticas de embarcados para as colónias incluindo por profissões.
Other finding aid
- ARQUIVO HISTÓRICO ULTRAMARINO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Em atualização permanente.

- Índice Parcial do Acervo (PDF), disponível no sítio do AHU, Fundos e Coleções, em https://ahu.dglab.gov.pt/fundos-e-colecoes/ e diretamente em https://ahu.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/24/2016/09/AHU-%C3%8Dndice-Parcial-Acervol20170102.pdf
Related material
Portugal, Arquivo Histórico Ultramarino, Ministério do Ultramar, Gabinete do Ministro, Correspondência sobre a concessão de passagens para as Províncias; Portugal, Arquivo Histórico Ultramarino, Ministério do Ultramar, Gabinete do Ministro, Gabinete dos Negócios Políticos, Concessão de passagens a colonos e repatriados; Portugal, Arquivo Histórico Ultramarino, Ministério do Ultramar, Gabinete do Ministro, Gabinete dos Negócios Políticos, Documentação sobre colonização, repatriamento e emigração.
Publication notes
CASTELO, Cláudia. Passagens para África. O Povoamento de Angola e Moçambique com Naturais da Metrópole. Porto: Edições Afrontamento, 2007.
CASTELO, Cláudia. Regressar a África ou ficar na metrópole: agência negra e constrangimentos coloniais (1.ª metade do século XX). Buala, 5 janeiro 2022, https://www.buala.org/pt/a-ler/regressar-a-africa-ou-ficar-na-metropole-agencia-negra-e-constrangimentos-coloniais-1-metade-d
LEGISLAÇÃO. DRE: Diário da República Eletrónico. https://diariodarepublica.pt/dr/home
Notes
Nota ao Âmbito e Conteúdo: Numa fase de maior conhecimento desta documentação, poderá justificar-se a constituição de mais do que uma série de documentos relativos à atividade de concessão de passagens marítimas para colonos e repatriados (mantendo-se as respetivas cotas).
Creation date
27/06/2022 12:06:05
Last modification
12/12/2023 17:17:55
Record not reviewed.